PRESIDENTE DA FPF AVALIA PLANO DE FOMENTO ESPORTIVO EM SANTARÉM E DIALOGA SOBRE NOVAS INICIATIVAS

Por Assessoria FPF.

O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, reuniu-se na última segunda-feira  (27), em Santarém, com lideranças de clubes do município. A pauta do encontro incluiu a avaliação do plano de fomento esportivo local, implementado no ano passado, que visa criar competições de base e novas equipes para manter o calendário esportivo ativo na região Oeste.

O plano foi dividido em duas etapas. A primeira etapa concentrou-se na criação de clubes e competições no objetivo de proporcionar rodagem e nível de jogo aos atletas, assim, superando desafios logísticos como o traslado, que antes impediam a participação dos valores locais. Ou seja, os clubes participavam das competições na região metropolitana, mas os seus atletas oriundos do município, não. Para facilitar esse processo, foram criados novos clubes com isenção de taxas, promovendo projetos esportivos.

Competições como as Copas Regionais sub-17 e sub-20 foram realizadas, com o São Raimundo sendo campeão em ambas, algo inédito até então.

"O plano de fomento é essencial para o desenvolvimento do esporte em Santarém. Antes, os times participavam das competições, mas os atletas locais ficavam de fora. Com a criação de novos clubes e competições de base, estamos garantindo que os talentos da região tenham a oportunidade de crescer e competir", afirmou Ricardo Gluck Paul, presidente da FPF.

A segunda etapa do projeto prevê a criação de competições para as categorias sub-9, sub-11 e sub-13, visando fortalecer ainda mais os talentos da região Oeste do Estado.

Durante a reunião, também foram discutidas políticas para os estádios de Santarém, com visitas ao centro de treinamento do São Francisco e ao Panterão, estádio do São Raimundo. A iniciativa busca garantir que os clubes joguem em suas cidades, reforçando sua identidade com a comunidade. Este esforço é liderado pela FPF, em parceria com os os times.

Na oportunidade, foi dialogado também o projeto da Superliga com as lideranças do futebol amador. A Superliga será a maior competição de futebol do país ao reunir mais de mil equipes.