COMISSÃO DE ARBITRAGEM ELABORA PLANO PARA O QUADRO DE PROFISSIONAIS DO ESTADO

Por Assessoria FPF.

Presente nos gramados de grandes eventos do futebol paraense ao representar a bandeira do estado dentro e fora do Pará, a comissão de arbitragem da Federação Paraense de Futebol elabora projeto de destaque para a categoria de profissionais com base na capacitação e profissionalização de novos talentos para o quadro de profissionais responsáveis pela condução no gramado.

A partir disso, ciente do seu protagonismo nas quatro linhas, o objetivo é permitir aos profissionais vitrine, tanto para ascensão ao quadro da CBF, como também para a criação de um celeiro de referência na região metropolitana e nas demais regiões do estado para o cenário nacional.

Um dos pontos montados para isso foi a abertura da Escola Paraense de Formação de Árbitro de Futebol, que tem o propósito de formar novos árbitros para a próxima temporada.

O Presidente da Comissão de Arbitragem, Fernando Castro, destaca. “Na nossa primeira passagem pela FPF, naquele momento, nós chegamos a ter um árbitro internacional com o Dewson à FIFA. Foi um trabalho de 4 anos para  a chegada de um árbitro ao quadro internacional. Com isso você ocupa um espaço. São 10 árbitros internacionais por país. Um deles na época estava no Pará. Isso dá um 'up', visibilidade”, explica.

Fernando Castro segue o pensamento. “Hoje estamos no projeto de renovação. Estou de volta e começamos a fazer um trabalho de renovação. Já conseguimos fazer 40% de renovação no quadro da CBF. Esse processo agora é de amadurecimento. Temos um grupo que está chegando muito forte. Nos próximos dois anos planejamos ter árbitros no campeonato paraense e no campeonato brasileiro com frequência”, pontua.