ÁRBITRO PARAENSE PARTICIPA DE PREPARAÇÃO PARA SEMIFINAL DA COPA DO BRASIL

Por Assessoria FPF.

Um grupo de jovens árbitros participou nos últimos dias da preparação para as disputas da Copa do Brasil, com foco nos compromissos decisivos das semifinais desta quarta-feira (16) do torneio nacional. Dentre os integrantes, o paraense Olivaldo Junior, membro efetivo do quadro da Federação Paraense de Futebol (FPF), esteve presente na concentração, realizada no Clube da Aeronáutica (CAER), no Rio de Janeiro. A dinâmica teve como objetivo potencializar a nível de partidas de grande proporção e grande público,  treinamento apurado para lapidar os talentos da arbitragem nacional.

Destaque no estado, Olivaldo Junior, de 33 anos, natural de Belém, exerce a função há 12 anos e, nos últimos cinco anos, faz parte do quadro da CBF. Nesta temporada, o profissional atuou em compromissos válidos pelo Campeonato Paraense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Feminino e Brasileirão da Série C e D. A integração do paraense partiu de um convite direto do Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, ao reunir oito árbitros do país.

O profissional filiado à FPF, celebrou. “A importância é muito grande, pois além da gente conviver esses  dias com grandes árbitros, não só do Brasil, mas também do mundo, a gente aprende vários aspectos que o futebol moderno exige do árbitro, como posicionamento, leitura de jogadas, análise de formações táticas, procedimentos do VAR, alinhamento do plano de trabalho de campo e com a cabine VAR”, avaliou.

A didática, na ocasião, contou com atividades práticas e físicas dentro do campo de jogo com jogadores treinados para simular situações de jogo; simulação de jogo na cabine VAR; estudos de como jogam as equipes semifinalistas da copa do Brasil.

Dos oito participantes, Olivaldo Junior foi o único representante do Norte. O fato, foi destacado pelo próprio. “Ser o único da região Norte tem um significado muito grande e uma importância gigantesca, pois temos grandes árbitros em nossa região e ser convidado para o evento nos dá mais ânimo para trabalhar mais e buscar cada vez mais a excelência”, disse.

O profissional seguiu. “É um passo enorme sim em minha carreira, ser visto de perto pela comissão é algo sensacional, somos muitos árbitros em todo o Brasil, então ser visto de perto é algo que pode nos gerar bons frutos lá na frente”, destacou.