COMISSÃO DE ARBITRAGEM INICIA PRÉ-TEMPORADA COM FOCO NO PARAZÃO B1.

Por Assessoria FPF.

No próximo dia 16 de agosto, será dado o pontapé inicial do Campeonato Paraense B1 de 2023. De olho na profissionalização e qualificação nas partidas, a comissão de arbitragem da Federação Paraense de Futebol (FPF) iniciou a pré-temporada dos árbitros que farão parte da condução dos jogos da competição de acesso. Nesta temporada, 65 profissionais farão parte do quadro efetivo responsável pela liderança no gramado durante os confrontos.

Na ocasião, diversos tópicos foram abordados, desde o pré-jogo ao pós-jogo, com pontos essenciais em cada uma das especificidades, como ética, responsabilidade, aptidão física, logística, orientação, além da boa convivência entre os envolvidos presentes em situação de jogo para o bom fluxo do trabalho.

O Presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Fernando Castro, destacou a didática e a sua importância para a maestria na área. “Estamos reunindo essa semana com relação a  preparação física dos árbitros e para isso os árbitros passam por  um processo de avaliação teórica e orientações gerais sobre regulamento. Tudo o que está envolvido com a competição, estaremos debatendo para a maior clareza na condução para que os árbitros estejam totalmente qualificados”, destacou.

No aspecto disciplinar, especialmente no combate à homofobia, racismo e intolerância, tais assuntos foram debatidos com contundência. O diretor jurídico da FPF, Dr. André Cavalcante contextualizou. “Venho acompanhando os trabalhos de qualificação dos nossos árbitros e, entre todos os aspectos, cabe a mim destacar o que influencia a relação da arbitragem com a Justiça Desportiva, as súmulas dos jogos. Uma narrativa precisa facilita a aplicação da legislação. Além disso, destacamos a necessidade dos árbitros atenderem as recomendações da CBF para que seja coibida qualquer manifestação preconceituosa. O futebol não pode tolerar homofobia, racismo ou qualquer outra forma de opressão”, ponderou.

O diretor financeiro, José Ângelo, também reforçou. “Com toda essa palestra e informação, tenho certeza que as coisas vão ocorrer conforme o planejando, de forma responsável e assertiva", destacou.