FPF firma parceria com a OAB para estruturar comitê de diversidade do Futebol Paraense

O Presidente Ricardo Gluck Paul se reuniu na tarde da última terça-feira com o presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, e com o advogado e conselheiro seccional, Mário Célio, para discutir ações em parceria entre Federação Paraense de Futebol e Ordem de Advogados do Brasil / PA. Um dos pontos discutidos foi a criação do Comitê de Diversidade da Federação Paraense de Futebol que terá como finalidade observar e denunciar todos os casos de preconceitos contra grupos vulneráveis da sociedade dentro do futebol, além de propor ações que possam fazer frente aos casos de racismo, homofobia, assédio, crimes de intolerância, violência de gênero e demais manifestações de ódio e preconceito. 

Este ano a FPF lançou o projeto Parazão Inclusivo em que a cada rodada foi abordado um preconceito social. O comitê é um legado desse projeto que buscou ouvir vários atores sociais e com isso se posicionar ao lado da sociedade utilizando o futebol como ferramenta de comunicação social.

“Este foi o primeiro ano do Parazão Inclusivo, mas já pudemos observar que podemos fazer muito mais e a criação do comitê de diversidade  é um aceno de que a federação paraense tem um compromisso com a sociedade. O futebol é uma ferramenta de transformação social então temos obrigação de sermos inclusivos e lutar para que todos estejam inseridos nesse espaço de entretenimento sem sofrer qualquer tipo de preconceito”, comentou Gluck Paul.

É compromisso da FPF instituir e lançar o comitê ainda no primeiro semestre deste ano.