Presidente da FPF é convidado a compor GT que implantará a Estratégia Nacional do Futebol Feminino

A convite do Ministério do Esporte/Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, o Presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, passa a compor o Grupo de Trabalho (GT) que irá implementar a Estratégia Nacional do Futebol Feminino à partir de um profundo trabalho de diagnóstico e proposições para o desenvolvimento da modalidade em nosso país. 

A estratégia nacional é inédita e foi lançada pelo Decreto Federal nº 11.458, de 30 de Março de 2023, assinada pelo presidente Lula, que institui uma série de políticas para o fomento da modalidade e conta com importantes lideranças e autoridades no assunto.

“Estou extremamente feliz pelo convite do Secretário Nacional de Futebol, José Luiz Ferrarezi, e da Diretora de Políticas e Promoção do Futebol Feminino, Sandra Santos. Acredito fortemente que o futebol é uma poderosa ferramenta de comunicação e transformação social e ter a oportunidade de poder confirmar essa vocação através de ações propositivas para melhoria da nossa sociedade é um verdadeiro privilégio. O debate em torno do papel da mulher na sociedade brasileira é de fundamental importância para todos e o futebol tem papel fundamental nesse processo”, comentou Gluck Paul. 

O convite ocorre em meio a realização do Parazão Inclusivo - projeto inédito da Federação Paraense de Futebol que tematizou a competição em volta dos Direitos Humanos para conversar com a sociedade a respeito de temas como o racismo, homofobia, machismo, feminicídio, capacitismo, xenofobia, entre outros.

“O posicionamento da FPF em torno desses importantes temas para sociedade nos proporciona local de fala para tratar de questões nacionais, à partir de perspectivas regionais, contribuindo assim com a construção das estratégias do Ministério do Esporte para o futebol feminino no Brasil”, complementa o Presidente Ricardo.

O Grupo de Trabalho se reune periodicamente e no momento trabalha para finalizar o diagnóstico geral da modalidade que servirá de base para tomadas de decisões futuras.

José Luís Ferrarezi, Secretário Nacional do Futebol, no Ministério do Esporte em Brasília.

Sandra Santos, Diretora de Políticas e Promoção do Futebol Feminino, no Ministério do Esporte em Brasília.