FPF reúne com MP sobre elaboração do novo Estatuto

O Presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, o Diretor Jurídico, André Cavalcante, e os representantes do Escritório Mendes Advocacia e Consultoria, Dr. João Paulo Mendes e Dr. Leonardo Norat, responsáveis pela elaboração da minuta do novo Estatuto e Código de Ética e Conduta, se reuniram na sede da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações Privadas e Associações de Interesse Social do Ministério Público, com os promotores de Justiça Sávio Bravo e Helena Muniz, na última sexta-feira (14).

Na ocasião, a FPF apresentou os princípios que vão nortear a proposta do novo estatuto da entidade, que terá como foco a transparência e valorização da ampla participação dos associados.

"Não podemos ter um Estatuto que privilegie somente quem está no poder, precisamos acabar com esse ciclo vicioso. Além do mais, nosso estatuto é antigo, confuso, omisso e precisa ser atualizado para recepcionar as modernas boas práticas administrativas. Espero que até o final deste semestre possamos realizar a Assembleia Geral e expor nossa proposta a avaliação dos filiados.", pontuou o Presidente Ricardo.

Já o Diretor Jurídico da FPF, Dr. André Cavalcante esclareceu que "a minuta do novo Estatuto traz o que há de mais moderno em regulamentação de entidades desportivas. Um trabalho primoroso do escritório Mendes que buscou inspiração na recente reforma dos estatutos da Federação Italiana e da Real Federação Espanhola, assim como em notórias e exitosas entidades privadas do Brasil. Boas práticas administrativas serão implantadas, como por exemplo, o sistema compliance. Será mais que um novo Estatuto, será uma verdadeira revolução em se tratando de uma Federação esportiva no Brasil."