Pela primeira vez na história, mulheres apitam final de campeonato; FPF faz homenagem emocionante

Este sábado de manhã, 17, foi marcado por um feito histórico para o futebol paraense: pela primeira vez na história, mulheres apitaram uma final de campeonato. Por fazerem parte desse marco no esporte, as cinco árbitras receberam um quadro em forma de homenagem e para que se sintam cada vez mais valorizadas.

 

Essa ação faz parte do projeto da Federação Paraense de Futebol (FPF) para defender o direito das mulheres dentro do futebol. Essa causa também será amplamente discutida e apoiada no Parazão Inclusivo de 2023.

 

Gleika Pinheiro, Bárbara Loiola, Nayara Lucena, Elaine Melo e Vânia Mendes formaram o quinteto de arbitragem da final do Campeonato Paraense Sub-17, entre Paysandu e Tuna Luso Brasileira. 

 

Emoção tomou conta do gramado quando as juízas receberam a homenagem da FPF. "Passou um filme na minha cabeça desde quando me formei, em 2017. Quando eu olhei a foto e ele [presidente Ricardo Gluck Paul] me abraçou eu não me contive e comecei a chorar, por lembrar de tudo que eu já passei. Fiquei muito grata, muito grata mesmo!", exalta Gleika.

 

Cada vez mais a Federação busca paridade de gênero e valorizar as mulheres que, assim como os homens, amam e fazem parte do futebol paraense. 

 

Vamos juntos recuperar a Federação! 

 

---

Débora Soares

Comunicação FPF

Contato: (91) 98540-0432