CBF divulga datas, formato de disputa e critérios para Copa Verde 2023

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última segunda-feira (21), os critérios de participação da Copa Verde. O documento, endereçado aos Presidentes das federações estaduais, explica ainda, entre outras coisas, como será o formato de disputa em 2023 e o período que durará a competição. A data do início da Copa Verde está marcada para 18 de fevereiro.

 

Serão 24 clubes participantes que atendem aos seguintes critérios: ter sido campeão ou vice no campeonato estadual de 2022, onde entram as equipes Clube do Remo e Paysandu, respectivamente, como times paraenses, ou estar entre os quatro clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2023 dentre as Federações filiadas à competição, nesse caso não há nenhum representante do Pará.

 

Quanto ao formato de disputa, serão 5 fases. A primeira é classificatória onde os 16 times com a pior classificação no RNC serão divididos em dois grupos e se enfrentarão em confrontos únicos. A segunda fase será as oitavas de final em que os 8 clubes com melhor posicionamento no RNC mais os 8 clubes classificados na fase anterior se enfrentarão também em jogo único previsto para os dias 22 de fevereiro ou 01 de março.

 

As quartas de final terão os 8 clubes classificados nas oitavas, divididos também em dois grupos, mas a partir desta etapa os jogos serão de ida e de volta e estão programados para os dias 08 de março ou 15 de março (ida) e 22 de março (volta). Nas semi, se enfrentarão os quatro que avançarem de fase com confrontos marcados para os dias 26 de março (ida) e 29 de março (volta).

 

As datas para a grande final são: 19 de abril (ida) e 03 de maio (volta).

 

Os 24 clubes aptos a participar diante dos critérios estabelecidos pela CBF são:

PA: Clube do Remo e Paysandu Sport Club;

AC: Sport Clube Humaitá, São Francisco Futebol Clube e Atlético Acreano;

AP: Trem Desportivo Clube;

AM: Manaus Futebol Clube e Princesa do Solimões Esporte Clube;

DF: Brasiliense Futebol Clube e Ceilândia Esporte Clube;

ES: Real Noroeste Capixaba Futebol Clube e Rio Branco Atlético Clube;

GO: Atlético Clube Goianiense, Goiás Esporte Clube, Vila Nova Futebol Clube e Associação Atlética Aparecidense;

MT: Cuiabá Esporte Clube, União Esporte Clube e Luverdense Esporte Clube;

MS: Operário Futebol Clube;

RO: Real Ariquemes Esporte Clube;

RR: São Raimundo Esporte Clube;

TO: Tocantinópolis Esporte Clube e Interporto Futebol Clube.

 

---
Débora Soares
Comunicação FPF
Contato: (91) 98540-0432