FPF realiza Pré-Congresso Técnico para decidir formato de disputa do Parazão 2023

Na tarde desta terça-feira, 8, foi realizado o Pré-Congresso Técnico do Campeonato Paraense 2023 entre a Federação Paraense de Futebol (FPF) e os 12 clubes que disputarão o Campeonato para definir exclusivamente como será o formato de disputa da Série A. 

Foram votados os seguintes pontos: 
- O formato de disputa;
- Critério de classificação para as quartas de final;
- Critério de rebaixamento;
- Disposição das equipes nos potes do sorteio no dia do Congresso;
- Mandos de campos;

Ficou decidido que o formato a ser adotado no Campeonato Paraense 2023 é o de 14 datas, tendo 64 jogos, onde terão três grupos (Grupo A; Grupo B; Grupo C) que serão liderados pelos três primeiros colocados no Paraense 2022 (Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso, respectivamente).

Os grupos terão como cabeça de chave 
Grupo A - Remo
Grupo B- Paysandu 
Grupo C- Tuna luso

O critério a ser adotado tanto de classificação para as quartas de final quanto de rebaixamento de dois clubes para a Série B será de acordo com a classificação geral, ou seja, as oito equipes com maiores pontos avançarão para as quartas (com jogos de ida e volta). Será adotado o chaveamento olímpico: 1° colocado X 8° colocado, 2° X 7°, 3° X 6° e 4° X 5°.

Já os dois clubes que tiverem a menor pontuação serão rebaixados para a Segundinha do Paraense. 

Os clubes jogarão contra os outros 2 grupos:
A contra B e C 
B contra A e C
C contra A e B

Onde obrigatoriamente sendo mandante de um jogo e obrigatoriamente como visitante do outro.

Por questões de logística, os times do Sul/Sudeste do estado ficaram juntos no Pote 1 para que nenhum clube precise se deslocar duas vezes para a região. Os Potes 2 e 3 foram definidos por sorteio.

Pote 1: Itupiranga, Águia de Marabá, Independente de Tucuruí.

Pote 2: Bragantino, Vice-campeão B, Tapajós. 

Pote 3: Campeão B, Castanhal, Caeté.

Em relação ao RExPA, há um esforço da FPF para atender ao pedido do Governo do Estado para coincidir este jogo com a reinauguração do Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão. 

Na oportunidade, também foi mostrado o calendário anual das competições da FPF, de acordo com as datas apresentadas pela CBF, levando-se em consideração a Copa Verde e Copa do Brasil de 2023.

Participaram os representantes dos 12 clubes que disputarão a Série A de 2023. A reunião também foi transmitida de forma virtual para os presidentes que não puderam acompanhar presencialmente. A única equipe que não participou foi o Águia de Marabá.

Débora Soares
Comunicação da FPF
Contato: (91) 98540-0432

Galeria de imagens abaixo