Gleika Oliveira entra para a história e recoloca o Pará na arbitragem FIFA

A arbitragem paraense vive um momento histórico. A árbitra Gleika Oliveira Pinheiro, do quadro da Federação Paraense de Futebol (FPF), foi aprovada para integrar o seleto quadro de arbitragem da FIFA a partir de 2026. A conquista recoloca o Pará no cenário internacional da arbitragem e representa um avanço significativo para o futebol do Estado, com protagonismo, mérito técnico e reconhecimento institucional.

Gleika construiu uma trajetória marcada por pioneirismo e consistência. Em 2025, tornou-se a primeira mulher a apitar uma final de competição masculina profissional no Pará, ao comandar a decisão da Supercopa Grão-Pará. No currículo, soma finais da Copa do Brasil Feminina e atuações em grandes competições nacionais. Árbitra da FPF desde 2017 e integrante do quadro da CBF desde 2022, ela agora alcança o patamar máximo da carreira.

Com a nova insígnia, o Pará volta a ter uma representante no quadro FIFA após Dewson Fernando Freitas, que utilizou o distintivo entre 2015 e 2019. Gleika passa a integrar um seleto grupo histórico da arbitragem paraense, ao lado de Alberto da Gama Malcher, representante do Estado ainda na década de 1950, reafirmando a tradição e a relevância do Pará no futebol brasileiro.

Essa conquista é fruto de um amplo processo de reformulação, investimento em tecnologia e fortalecimento humano liderado pelo presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, e pela Comissão de Arbitragem, sob a condução de Fernando Castro. Ao longo de 2025, a Federação avançou com a implementação do VAR, ações de capacitação, palestras e treinamentos contínuos, consolidando um trabalho pautado em modernização, coragem e valorização das pessoas, que hoje projeta a arbitragem paraense para o cenário mundial.